O que é o IF Leite

O que é o IF Leite – Qualidade do Leite

     O IF Leite – é um grupo de pesquisa e extensão do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais  Campus Barbacena que desenvolve projetos relacionados à composição e qualidade do leite, análise sócio econômica de pequenas propriedades da região do Campo das Vertentes, além da análise do valor nutricional de forrageiras para bovinos. Nos projetos relacionados à composição e qualidade do leite e análise sócio econômica de pequenas propriedades são atendidos pequenos produtores da região do campo das vertentes nos municípios de Antônio Carlos e Barbacena. 
        Em média, são atendidos cinco produtores por região por um período de seis meses e é realizada uma visita mensal em cada propriedade na qual são coletadas amostras de leite de conjunto para realização de análises da composição do leite, de contagem bacteriana total e de células somáticas. Durante a visita também são realizadas análises de CMT de todas as vacas em lactação da propriedade.A partir dos resultados das análises são realizadas recomendações mensais aos proprietários para manutenção e/ou melhoria da qualidade do leite produzido.


     OBJETIVOS DO IF LEITE
       O objetivo geral do IF leite é prestar assistência técnica, sem custos financeiros aos pequenos produtores atendidos pelo projeto, para que estes possam oferecer produtos lácteos de qualidade aos consumidores, aumentar a produtividade e os lucros com a produção de leite. São objetivos específicos do projeto aplicar as boas práticas de produção de leite, o controle e o  monitoramento da mastite para a melhoria da qualidade do leite produzido. 
     Também é objetivo específico do projeto oferecer aos estudantes participantes do projeto conhecimentos sobre a realidade das pequenas propriedades rurais da região além da possibilidade de colocar em prática os conhecimentos e técnicas aprendidas na sala de aula.